sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A energia de que estava a precisar...

E aqui vão as classificações do concurso de música brasileira de 1967:

Em 1ºlugar: "Ponteio" de Edu Lobo, com letra de Capinan, acompanhado de Marilia Medalha
http://www.youtube.com/watch?v=GWPmnVjIC5E

Em 2º lugar: "Domingo no Parque" de Gilberto Gil, acompanhado pelos Mutantes
http://www.youtube.com/watch?v=Zbv3M-AdxC0&feature=related

Em 3º lugar: "Roda Viva", de Chico Buarque, com arranjo musical de Magro e o seu quarteto vocal MPB 4
http://www.youtube.com/watch?v=HRFw5u5wR4c&feature=related

Deixo também o Caetano com sua doce "Alegria Alegria", que na altura, talvez devido ao seu vanguardismo de trazer a palco a tão desrespeitosa e gringa guitarra eléctrica, nas mãos dos Beat Boys, não ficou classificado. Mas a verdade, é que segundo o que ele mesmo diz no filme "Uma noite em 67", nunca mais se conseguiu livrar dessa música e há muita gente que a continua a ver com "A" música do Caetano. É realmente uma delícia.
http://www.youtube.com/watch?v=C0Cg06ujfP0&feature=related

Outro dos factos que não quero deixar de vos contar é essa loucura chamada de vaia do público. Eu particularmente nunca tinha ouvido falar do termo... mas ontem no filme/documentário eles descrevem como Caetano sem uma única palavra consegue dominar a vaia do público despertada pela incompreensão da guitarra eléctrica como novo instrumento da a música da Jovem Guarda, da qual Caetano era impulsionador, vindo mesmo a estar na origem do movimento Tropicália.
No vídeo podemos ver o barulho do público sofre uma enorme mutação...se no início eles bombardeiam Caetano com assobios de desagrado, no fim o cobrem com uma enorme salva de palmas que vai crescendo conforme a música avança, em total reconhecimento com a energia da música brasileira com um pézinho no universo.

1 comentário:

  1. he he, muito bom! e estou para aqui de boca aberta ao perceber que não conhecias o termo vaiar ;)

    ResponderEliminar