terça-feira, 31 de agosto de 2010

Casa de Francisca

O ano passado, mais ou menos uma semana depois de eu ter ido embora o D encontrou a referência a um bar/restaurante chamado Casa de Francisca. As fotografia que na altura vi, deixaram-me com muita vontade de ir conhecer este lugar. É pequeno, com lotação máxima para 35 pessoas e pelo seu mini palco passam concertos de música MPB e pequenas encenações poéticas. Hoje enquanto estava à procura de informações sobre o dito bar, encontrei um mini blog, onde vão sendo publicados pequenos textos, como este que aqui vos deixo, que são de uma extrema simplicidade e beleza. A vontade de conhecer a Casa de Francisca é agora ainda maior. Quem sabe esta noite...depois dou mais novidades.


Quando o melhor a fazer é o silêncio [ ]
Certa vez fiquei sem ar. O dia estava quente, abafado. Uma multidão em volta me pedindo para falar, pra mostrar que estava viva. Mas nem mesmo sabia. Preciso ouvir minha respiração, pensei. Preciso me ouvir. Foi quando caí em sonho profundo, descobri-me outra vez. Porque não mais ouvi ninguém pude escutar minha própria voz. Francisca és. A casa sou. Já me disseram que a arte existe para nos lembrar de estarmos vivos.
Isabel de Barros
http://www.casadefrancisca.art.br/



domingo, 29 de agosto de 2010

6 da manhã....

No domingo passado fui trabalhar às 6 da manhã numa gravação no centro de São Paulo, onde se encontram alguns dos prédios mais característicos da arquitectura desta cidade.
É nesta zona histórica que ficam o edifício Itália e o edifício Copan, o edifício em onda do arquitecto Oscar Niemeyer.
(http://www.terracoitalia.com.br/historia.htm).
Apesar desses dois edifícios não aparecerem nas fotografias, a luz deste amanhecer deixou-me encantada. Realmente gosto muito do centro de São Paulo, mas por razões práticas e de segurança acabo por não passear muito por lá.
Custou-me sair da cama às 5 da manhã, mas ao chegar ao centro ainda de noite e ter a possibilidade de ver o dia amanhecer num silêncio meio de domingo, tão raro nesta metrópole, foi realmente especial.







E depois chegou o fim do dia...

domingo, 15 de agosto de 2010

São Paulo...


São Paulo... Hoje enquanto na rua fazia um frio duro de Inverno seco, dentro de casa, animadamente se cantava bossa e se bebericava vinho tinto.
Ainda no rescaldo da festa de ontem, sentada no sofá, apontei várias vezes a lente na direcção da janela na procura de um contraste entre o dentro e fora, a rua fria e a sala quente, a transparência dos vidros e a leveza das nuvens e o equilíbrio entre os amarelos e os laranjas... São Paulo tem realmente alguma coisa na luz.

Estava longe de imaginar...



...que aqui tão longe poderia encontrar o amigo Zeca.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Eu não me esqueci...


Eu não me esqueci... mas o tempo corre e com ele correm as novidades que quero contar.

O trabalho corre super bem. Ando muito animada com tudo o que estou a aprender. Todos os dias acontece algo de especial lá no estúdio: uma imagem bonita que nos serve de paleta, um sorriso mais cúmplice de quem está a trabalhar ao fim de semana, ou umas tostinhas com doce entre uma pesquisa e outra... (encontrei esta imagem fantástica no blog de um mineiro, estudante de medicina que é apaixonado por carros antigos...ai ai)

Na próxima semana vamos gravar os dois trabalhos para os quais andámos a trabalhar afincadamente nos últimos dias. Estou muito ansiosa para ir finalmente conhecer um set de gravação e ver o resultado final de tanta pesquisa e reunião... Pedi para ficar responsável pela documentação do processo e por fotografar os cenários... Essa documentação chama-se foto still e vou contar com a ajuda da minha lente 35 mm 1.8 para poder sacar umas boas fotos e vender bem o produto ;)

Pelo que já percebi, a vida de uma directora de arte é realmente corrida. Tanto que a DA com quem estou a trabalhar, tem 3 assistentes neste momento. Eu e mais duas meninas que são super gente boa e com quem tenho igualmente aprendido bastante.

Acho que o que me anima mais neste corre-corre é o ambiente de trabalho que é de boa convivência e troca de referências e informações.
O objectivo é produzir filmes o mais bonitos e perfeitos possível no que diz respeito à paleta, à luz, à fotografia, aos objectos, aos figurinos ou aos lugares. E eu, apesar de ajudar apenas numa pequena parcela do que é feito, já me sinto super feliz por poder dizer que faço parte desta equipa.

Abraços* com saudades* Hoje o meu pai fez anos e eu senti ainda mais saudades...quem me dera que fosse um pouquinho mais perto. Para compensar comi uma deliciosa fatia de bolo caseiro de brigadeiro com doce de leite... uma bomba...mas com uma cafézinho a acompanhar, tive energia para trabalhar até às 8 da noite* mais abraços*